Revista de História

História é Fácil

História é Fácil
A história estuda o Homem no tempo

Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

ROMA: DECLINIO E FIM DO IMPÉRIO

A partir de 27 a.C, Otaviano, que era sobrinho neto e filho adotivo deCésar, foi acumulando poderes e títulos, entre eles o de augusto e imperador. A partir de então ele, que já havia mudado seu nome para Otavio se fez chamar , Imperator Caesar Divi Filius, significando “Imperador Filho de César Divino”. Otavio Augusto, no entanto permitiu que as instituições republicanas, como o senado, continuassem sobrevivendo na aparência.

O período imperial é dividido em Alto e Baixo império. O Alto império(27 a.C –235)
é a fase de maior esplendor e se inicia em 27 a.C com o governo de Otavio Augusto, no qual foram feitas várias reformas administrativas. Com isso Roma ganhou Prosperidade econômica, o exército foi ainda mais profissionalizado.

Com esse imenso império Roma passou a desfrutar de um período de paz e segurança, conhecido como Pax Romana. Após a morte de Otavio Augusto, em 14d.C, uma longa lista de imperadores ocuparam o trono romano : a dinastia dos Júlio-Claudianos (14-68), a dinastia dos Flavianos (69 – 96), a dinastia dos Antoninos (96 – 192) e a dos Severos (192 –235).

Por volta de 235 tem início o chamado Baixo Império(235 – 476), que corresponde a fase final do período imperial romano, no qual houve a conversão do império romano
ao cristianismo.

O Baixo Império foi sendo corroído por uma longa crise social, econômica e política, da qual os principais fatores foram:

- Enormes gastos públicos para sustentar uma

- Imensa estrutura administrativa e militar.

- Aumento dos impostos para custear as despesas do exército e da burocracia

- Enfraquecimento do comércio e das atividades urbanas

- Crescimento do número de miseráveis entre a plebe, os comerciantes e os camponeses.

- Desordens sociais e políticas provocadas por rebeliões.

Além de todos esses problemas, os romanos tiveram que lidar ainda com os “bárbaros” que invadiam as suas fronteiras.

Após a morte de Teodósio, em 395, o império romano foi dividido em duas partes : - Império Romano do Ocidente e Império Romano do Oriente – com o objetivo de fortalecer as duas partes para vencer a ameaça bárbara. No entanto a parte ocidental não teve capacidade de se organizar para resistir aos ataques bárbaros.

Finalmente,em 476 o Império Romano do Ocidente foi definitivamente invadido pelos bárbaros e o imperador Rômulo Augusto foi deposto por Odoacro, rei de um desses povos, chamados bárbaros. O Império Romano do Oriente, com sede em Constantinopla no
entanto, embora bastante modificado, ainda sobreviveu por muitos séculos, até
meados do século XV, quando em 1453 a capital foi tomada pelos turcos.

Nenhum comentário: