Revista de História

História é Fácil

História é Fácil
A história estuda o Homem no tempo

Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de maio de 2012

O Fim do Império Brasileiro


A Crise do Império e a Proclamação da República no Brasil

 1 ) Política Externa

 

Ø       Questão Christie

·         Relações com Inglaterra estremecidas desde a Bill Aberden

·         O embaixador inglês no Brasil, Willian Christie, reclamou o pagamento de indenização pela carga desaparecida de um navio inglês que naufragou no litoral gaúcho. Exigiu punição aos policiais que prenderam dois marinheiro bêbados fazendo baderna. O governo brasileiro não atendeu suas exigências. O embaixador mandou os navios ingleses aprisionarem cinco navios brasileiros na baía de Guanabara. Christie propôs que a questão fosse arbitrada pelo rei Leopoldo I, da Bélgica, tio da rainha inglesa. Ele deu causa a favor do Brasil, mas não houve pedido de desculpas, o que fez rompes as relações diplomáticas em 1863. A rainha só se desculpou publicamente em 1865, restabelecendo as relações pouco antes da Guerra do Paraguai.
Ø       Questões Platinas
·         A região do rio da Prata foi palco de disputas desde os tempos coloniais entre Portugal e Espanha.
·         Guerra contra Oribe (Uruguai): Após sair do governo uruguaio, Manuel Oribe, apoiado por Manuel Rosas, que tinha a intenção de reconstruir o Vice-reinado do Prata, atacou o Uruguai dominando o interior e invadiu e saqueou terras do Rio Grande do Sul. Um convênio do Uruguai com o governo brasileiro e as províncias de Corrientes e Três Rios (Argentina), uniu forças que venceu Oribe em 1851.
·         Guerra contra Rosas (Argentina): O governo brasileiro passou então a apoiar Corriente e Três Rios contra Manuel Rosas desejando obter paz na região. Com apoio de corsários franceses e ingleses, Rosas foi vencido na batalha de Monte Caseros, capitulando em 1852.
·         Guerra contra Aguirre (Uruguai): A disputa entre blancos e colorados envolveu novamente o Brasil em questões na bacia do Prata. O presidente Anastacio Aguirre, um dos chefes Blancos, empreendeu novas incursões no Rio Grande do Sul. Após a tentativa frustrada de tentar resolver por vias democráticas, o almirante Tamandaré e o general Mena Barreto se uniram a Venâncio Flores, Colorado, derrotando Aguirre nas batalhas de Salto e Paissandú em 1865.
Ø       Guerra do Paraguai
·         A economia e a sociedade paraguaia era próspera, no governo iniciado por Gaspar Francia e Carlos Solano Lopez. Francisco Solano Lopez, filho do segundo, queria acesso direto ao mar no projeto “Paraguai Maior”. Solano Lopez quis ser mediador na questão do Uruguai, mas foi recusado. Declarou-se contrário à intervenção do Uruguai e, em 1864, aprisionou o navio brasileiro Marquês de Olinda, declarando guerra ao Brasil e invadindo o Mato Grosso. Em desacordos com a Argentina, invadiu Corrientes. Brasil, Argentina e Uruguai assinaram o acordo da Tríplice Aliança contra o Paraguai. Em 1869 as tropas paraguaias estavam derrotadas, sendo Solano Lopez morto em 1° de março de 1870.

 2)  Declínio e Fim do Império


O Império do Brasil, a partir do último quarto do século XIX, vinha sofrendo um processo de desgaste muito forte, que acabou levando ao seu fim. Além de ser o a única monarquia das Américas, outros fatores contribuíram para o desmoronamento da ordem imperial, dentre os quais podemos destacar :

 Ø       Questão Abolicionista
·         O movimento abolicionista, as leis que atingiram a escravidão e a resistência escrava, minaram esta forma de exploração. Em 1888, onde grande parte da produção agrícola já era feita com mão-de-obra assalariada, a abolição dos escravos foi assinada sem pagamento de indenização aos seus proprietários. Os fazendeiros escravistas não apoiaram mais o imperador.
Ø       Movimento Republicano
·         Foi apoiado pela elite cafeeira que não se interessava mais pela forma de governo extremamente centralizado como era o Império brasileiro. Estavam interessados em uma participação mais ativa do poder e em certa autonomia para fazer uma política mais regional. Os fazendeiros do oeste paulista fundaram em Itú o Partido Republicano Paulista em 1873.
Ø       Questão Religiosa
·         Roma proibiu a relação da igreja com a maçonaria. Os bispos de Olinda e do Pará repreendeu sacerdotes e irmandades que não obedeceram as suas ordens. O imperador interveio, exigindo que os bispos recuassem em suas decisões. Os bispos não obedeceram o imperador e foram presos. A igreja se afastou do imperador e passou a desejar a separação entre a Igreja e o Estado.
Ø       Questão Militar
·         Militares passaram a utilizar a imprensa para atacar e se defender de acusações feito a civis ligados ao governo. Foram proibidos pelo governo de usar a imprensa para tais discussões, o que gerou constrangimentos entre o governo e os militares. Os atritos entre o governo e os militares os afastaram do imperador.
Ø       Proclamação da República
·         Estando o imperador isolado politicamente, bastou uma articulação entre as oligarquias cafeeiras, intelectuais da classe média urbana e militares para que golpe contra o Império fosse deferido, o que ocorreu em 15 de novembro de 1889.
  
Ø       Os projetos da república

·         Aliança do café com espada promoveu a Proclamação da República, que gerou uma expectativa porém não alterou a ordem social. O Fim da escravidão (1888) e Proclamação da República (1889) abriu possibilidade para criar um novo regime. Havia algumas possibilidades de projeto a ser seguido.

Ø       República Liberal (Exemplo: Americana)

·         Cafeicultores Paulistas
·         Soma de interesses individuais
·         Houve competição, propriedade privada, 3 poderes
·         Poder Público – acessório dos poderes privados

Ø       República Jacobina (Exemplo: Revolução Francesa)

·         População urbana – classe média, intelectuais, profissionais liberais
·         Defesa de Liberdade pública
·         Decidir coletivamente o destino da nação
·         Participação popular na administração pública
·         Xenofobia

Ø       República Positivista ( Baseado em Augusto Conte)

·       Militares – exército
·       O progresso a qualquer custo, dentro da ordem
·       O Estado como promotor da progresso
·       “Ditadura Republicana”
·       Escola Militar – Praia Vermelha – Formação de filósofos/ engenheiros

Nenhum comentário: