Revista de História

História é Fácil

História é Fácil
A história estuda o Homem no tempo

Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de março de 2012

Desafio República Velha

Galera esse aqui é um desafio, postem ai as respostas das questões sem solução , semana que vem eu confiro e posto as respostas certas .

origem:Unicamp
tópico:Brasil
sub-grupo:Repúlblica Oligárquca

pergunta:"Meu pai era um gigante, caçador de léguas, um feroz domador de onças pretas, terror do mato, assombração das borboletas... ...Hoje sou gente grande. Sou comissário de café. Tenho viadutos encantados. Minha cidade é esse tumulto colorido que aí passa levando as fábricas pelas rédeas pretas de fumaça!" (Cassiano Ricardo, poesia Brasil-Menino, em MARTIM CERERÊ, 1928)
a) A partir do texto, explique o processo econômico que propiciou o desenvolvimento urbano de São Paulo.
b) De que maneira o passado e o presente de São Paulo se fundem nesses versos?



resposta:


origem:Fuvest
tópico:Brasil
sub-grupo:Repúlblica Oligárquica


pergunta:A revolução de 1924, movimento tenentista, relacionou-se:
a) aos desejos de reformas econômicas e sociais de caráter socialista que acarretassem a superação da República oligárquica e elitista.
b) à violência praticada pelos governos republicanos controlados pelas oligarquias paulista e mineira contra lideranças operárias e camponesas.
c) aos anseios por reformas políticas moralizadoras de cunho liberal que não se chocavam com os princípios de ordenação constitucionais da República.
d) ao caráter conservador do governo Epitácio Pessoa, cuja política repressiva desencadeou o movimento de intervenção federal nos estados oposicionistas.
e) à luta pela superação de caráter espoliativo e dependente da economia brasileira, visando obter maior prestígio no concerto internacional.



resposta:[C]


origem:Unesp
tópico:Brasil
sub-grupo:Repúlblica Oligárquica


pergunta:"Não se pode refletir sobre o lugar da violência na história brasileira, sem destacar três tipos de movimentos sociais que, em épocas diferentes, se manifestaram em conflito com os governos: as revoltas dos negros, os movimentos messiânicos e o banditismo." (Henri H. Keith, CONFLITO E CONTINUIDADE NA SOCIEDADE BRASILEIRA.)
a) Relacione os nomes de Zumbi, Antônio Conselheiro e Lampião aos nomes dos movimentos sociais que lhes correspondem.
b) Caracterize, sucintamente, o movimento social em que se destacou Antônio Conselheiro.



resposta:


origem:Fuvest
tópico:Brasil
sub-grupo:Repúlblica Oligárquica


pergunta:"Diante do meu charuto muito doutor de lei ficou menor do que um anão de circo de cavalinho" (Ponciano de Azeredo Furtado, personagem criado por José Candido de Carvalho, em O CORONEL E O LOBISOMEM). Tomando como referência o texto, identifique o fenômeno nele retratado e explique suas raízes e permanências.



resposta:O fenômeno retratado é o coronelismo, que surgiu no período republicano ( final do século XIX e começo do século XX ),foi um sistema conhecido popularmente por esse nome pois era controlado e comandado por coronéis ( poderosos fazendeiros ).


origem:Unicamp
tópico:Brasil
sub-grupo:Repúlblica Oligárquica


pergunta:O anarquismo é uma doutrina política que, a partir da segunda metade do século XIX, teve presença marcante no movimento operário internacional.
a) Cite 3 características do anarquismo.
b) Que atividades político-sociais os anarquistas realizaram no movimento operário brasileiro nas duas primeiras décadas do século XX?



resposta:Uma das maiores características do anarquismo é a compreensão da revolta enquanto um substrato humano, enquanto uma virtude absolutamente natural e efetivamente produtiva nos desenvolvimentos humano e social. Em outras palavras, para os anarquistas, a revolta é, assim como o amor, o afeto, a paz, a harmonia e a sabedoria, uma força imanente à própria mente humana. Para eles, o que define a efetividade da revolta é a forma como ela ultrapassa a sua condição abstrata, na mente de cada um, para se consolidar em ações, em transformação social.
b)Formaram o movimento anarco-sindicalista.


origem:Unicamp
tópico:Brasil
sub-grupo:Repúlblica Oligárquica

pergunta:Em março de 1897, assim se pronunciou o jornal carioca O PAIZ sobre o movimento de Canudos: "O que de um golpe abalava o prestígio da autoridade constituída e abatia a representação do brio de nossa pátria no seu renome, na sua tradição e na sua força era o movimento armado que, à sombra do fanatismo religioso, marchava acelerado contra as próprias instituições (...). Não há quem a esta hora não compreenda que o monarquismo revolucionário quer destruir (...) a unidade do Brasil." (citado por Euclides da Cunha em OS SERTÕES)
a) Quais os temores existentes no Brasil com relação ao movimento de Canudos?
b) Que motivos levaram os sertanejos da Bahia a aderirem àquele movimento?



resposta:


origem:Unicamp
tópico:Brasil
sub-grupo:Repúlblica Oligárquica



pergunta:Em 26 de setembro de 1924, o presidente Arthur Bernardes decretava: "É considerado feriado nacional o dia Primeiro de Maio, consagrado à confraternidade universal das classes operárias e à comemoração dos mártires do trabalho. Revogam-se as disposições em contrário."
a) Por que o governo de Arthur Bernardes se apropriou de uma data símbolo das lutas operárias?
b) Explique a origem dessa data para o movimento operário internacional.



resposta:


origem:Unicamp
tópico:Brasil
sub-grupo:Repúlblica Oligárquica


pergunta:"Peri tinha vencido; era o primeiro de sua tribo, e o mais forte de todos os guerreiros. (...). Os guerreiros chegaram e disseram: Peri, chefe dos goitacás, filho de Ararê, tu és o mais valente da tribo e o mais temido do inimigo; os guerreiros te obedecem." (O GUARANI, José de Alencar) "Quando o português chegou Debaixo duma bruta chuva Vestiu o índio Que pena! Fosse uma manhã de sol O índio tinha despido O português" (ERRO DE PORTUGUÊS, Oswald de Andrade)
a) Como é caracterizado o índio em cada um dos textos anteriores?
b) A que movimentos culturais estão associadas essas duas visões de índio? Caracterize esses movimentos.



resposta:a)No primeiro de forma mítica e no segundo de forma irônica.
b)Romantismo e modernismo, visão mítica, nativista.


origem:Unesp
tópico:Brasil
sub-grupo:Repúlblica Oligárquica


pergunta:No início da Primeira República (1889-1930), a oligarquia governante teve que enfrentar, no sertão baiano, um movimento social denominado:
a) Cabanagem.
b) Campanha Civilista.
c) Levante do Contestado.
d) Revolta de Canudos.
e) Revolução Farroupilha.



resposta:[D]


origem:Unesp
tópico:Brasil
sub-grupo:Repúlblica Oligárquica


pergunta:"O Exército Brasileiro, ligado ao advento e à consolidação da forma republicana de governo, cresceu e passou a abrigar em suas fileiras elementos provenientes das classes médias. Os tenentes, ao contrário da alta oficialidade solidária aos reclamos da oligarquia, passaram a constituir grupo coeso na identificação dos interesses mais gerais da nação." A partir do texto, discorra:
a) acerca da posição assumida pelos oficiais de baixa patente em relação aos vícios da vida republicana;
b) sobre as principais reivindicações do movimento tenentista.



resposta:


origem:Fuvest
tópico:Brasil
sub-grupo:Repúlblica Oligárquica



pergunta:"Tens que combater três inimigos: a sacristia, o capital e o quartel. O primeiro é a noite, o segundo é a fome, o terceiro é a morte." (Jornal A QUESTÃO SOCIAL, publicado em Santos em 1896.) Explique esta afirmação dos operários socialistas brasileiros do final do século XIX.



resposta:

questões iluminismo

pergunta:Em 1770, um advogado chamado Séguier comentava, a propósito de um movimento do século XVIII: "Os filósofos se erigiram como preceptores do gênero humano. Liberdade de pensar, eis seu brado, e esse brado se propagou de uma extremidade à outra do mundo. Com uma das mãos tentaram abalar o trono; com a outra, quiseram derrubar os altares."
a) Identifique o movimento ao qual Séguier se refere.
b) Que características desse movimento podem ser retiradas do texto acima? Vocabulário: erigir = instituir, considerar; preceptores = mestres, mentores.



resposta:a) O movimento a qual Séguier se refere é ao Iluminismo.
b) As principais características deste movimento e que encontramos no texto são: A idéia de liberdade de expressão e de crítica á Igreja Católica não excluindo a crença em Deus."


origem:Unesp
tópico:

pergunta:"Os fenômenos econômicos (...) processam-se livre e independentemente de qualquer coação exterior, segundo uma ordem imposta pela natureza e regida por leis naturais. Cumpre, pois, conhecer essas leis naturais e deixá-las atuar." (Paul Hugon - HISTÓRIA DAS DOUTRINAS ECONÔMICAS). O trecho acima sintetiza o pensamento econômico dos
a) fisiocratas.
b) mercantilistas.
c) marxistas.
d) keynesianos.
e) marginalistas.



resposta:[A]


origem:Fuvest
tópico:
sub-grupo:Iluminismo

pergunta:"Quando na mesma pessoa, ou no mesmo corpo de magistrados, o poder legislativo se junta ao executivo, desaparece a liberdade... Não há liberdade se o poder judiciário não está separado do legislativo e do executivo... Se o judiciário se unisse com o executivo, o juiz poderia ter a força de um opressor. E tudo estaria perdido se a mesma pessoa ou o mesmo corpo de nobres, de notáveis, ou de populares, exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de ordenar a execução das resoluções públicas e o de julgar os crimes e os conflitos dos cidadãos". (Montesquieu, DO ESPÍRITO DAS LEIS, 1748)
a) Qual o tema do texto?
b) Explique o contexto histórico em que foi produzido.



resposta:a) Divisão de poderes.
b) Iluminismo.


origem:Unicamp
tópico:
sub-grupo:Iluminismo


pergunta:Para os pensadores do século XVII, precursores do Iluminismo, a busca do conhecimento deveria ser guiada pela razão.
a) Aponte três características do pensamento científico do século XVII.
b) Cite dois precursores do Iluminismo.



resposta:a) Racionalismo e cientificismo.
b)Rousseau e Robespierre.


origem:Unicamp
tópico:
sub-grupo:Iluminismo


pergunta:O historiador Pierre Deyon diz: "O mercantilismo foi definido e batizado por seus adversários", ou seja, o mercantilismo, enquanto sistema de pensamento e intervenção na vida econômica, foi definido pelos liberais do século XVIII. Cite três características da política mercantilista e explique por que o liberalismo critica o mercantilismo.



resposta:o Estado deve incrementar o bem-estarnacional, ainda que em detrimento de seus vizinhos e colônias;a riqueza da economia nacional depende do aumento da população e do incremento do volume de metais preciosos no país;o comércio exterior deve ser estimulado, pois é por meio de uma balança comercial favorável que se aumenta o estoque de metais preciosos;o comércio e a indústria são mais importantes para a economia nacional que a agricultura.


origem:Unesp
tópico:
sub-grupo:Iluminismo


pergunta:Ao final da Época Moderna, a civilização européia expandia e se transformava. A ação coletiva da salvação começou a ser suplantada pela busca da felicidade individual. Nova concepção acerca do mundo repercutia em vários setores do conhecimento. A partir deste contexto, demonstre que a burguesia já podia encontrar a expressão de suas necessidades e aspirações nas páginas do livro INVESTIGAÇÕES SOBRE A NATUREZA E AS CAUSAS DA RIQUEZA DAS NAÇÕES (1776), escrito pelo escocês Adam Smith.



resposta:


origem:Unesp
tópico:
sub-grupo:Iluminismo


pergunta:"Os filósofos adulam os monarcas e os monarcas adulam os filósofos". Assim se refere o historiador Jean Touchard à forma de Estado europeu que floresceu na segunda metade do século XVIII. Os "reis filósofos", temendo revoluções sociais, introduziram reformas inspiradas nos ideais iluministas. Estas observações se aplicam:
a) às Monarquias Constitucionais.
b) ao Despotismo Esclarecido.
c) às Monarquias Parlamentares.
d) ao Regime Social-Democrático.
e) aos Principados ítalo-germânicos.



resposta:[B]


origem:Fuvest
tópico:
sub-grupo:Iluminismo


pergunta:Qual das opções a seguir ordena corretamente a seqüência cronológica do processo histórico:
a) Crise do sistema feudal - Liberalismo Burguês - Revolução Francesa - Formação dos Estados Absolutos.
b) Iluminismo - absolutismo monárquico - capitalismo industrial - descoberta da América.
c) Renascimento - capitalismo monopolista - expansão islâmica - mercantilismo.
d) Feudalismo - expansão ultramarina - Reforma - despotismo esclarecido.
e) Capitalismo comercial - Revolução Industrial - colonialismo português - as Cruzadas.



resposta:[D]


origem:Unicamp
tópico:
sub-grupo:Iluminismo


pergunta:O princípio da divisão do Estado em três poderes independentes - legislativo, executivo e judiciário - foi proposto pelos defensores das formas constitucionais de governo a partir do século 17, na Inglaterra, até o final do século 18, na França. Que tipo de sociedade e de organização estatal eles combatiam e qual forma de governo almejavam implantar?



resposta:Eles combatiam o Absolutismo (poder absoluto) e almejavam implantar a república como forma de governo, tornando assim uma sociedade "mais justa".


origem:Unicamp
tópico:
sub-grupo:Iluminismo


pergunta:O pensamento iluminista do século XVIII tem na ENCICLOPÉDIA, dirigida por Diderot e d Alembert, uma obra de 35 volumes, editada entre 1751 e 1780, que reúne a totalidade dos conhecimentos da época. Por usarem os princípios da razão para questionar os fundamentos da sociedade em que viviam, os enciclopedistas foram considerados defensores de um pensamento revolucionário.
a) Qual a característica principal do pensamento das luzes?
b) O que significa afirmar que esses pensadores usavam em suas críticas sociais os princípios da razão?
c) Contra quais valores da época se dirigiam as críticas dos pensadores iluministas?



resposta:a)Racionalismo.
b)Significa que defendiam que deixassem de utilizar preceitos da religião para interferir na política, educação, entre outros.Defendiam a liberdade expressão.
c)Os pensadores iluministas dirigiam suas críticas ao poder soberano : Igreja, rei ...


origem:Unesp
tópico:
sub-grupo:Iluminismo


pergunta:Na segunda metade do século XVIII alguns monarcas da Europa empreenderam reformas sem abandonar o antigo sistema político. Como foram denominados esses monarcas? Esclareça o caráter de conciliação das medidas que tomaram.



resposta:O despotismo esclarecido, e estes praticavam reformas com base no iluminismo para manter-se no poder.


origem:Unicamp
tópico:
sub-grupo:Iluminismo


pergunta:"Todo o poder vem de Deus. Os governantes, pois, agem como ministros de Deus e seus representantes na terra. Conseqüentemente, o trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus". (Jacques Bossuet, POLÍTICA TIRADA DAS PALAVRAS DA SAGRADA ESCRITURA, 1709) "(...) que seja prefixada à Constituição uma declaração de que todo o poder é originalmente concedido ao povo e, conseqüentemente, emanou do povo". (Emenda Constitucional proposta por Madison em 8 de junho de 1789)
a) Explique a concepção de Estado em cada um dos textos.
b) Qual a relação entre indivíduo e Estado em cada um dos textos?



resposta:a)O primeiro: Absolutismo
O segundo: Democracia liberal
b)No primeiro texto o indivíduo é submisso ao Estado e no segundo os individuos de um Estado são iguais, com mesmo direitos, um Estado verdadeiramente democrático.